Antônio Otávio

Antônio Otávio

Conheça Antônio Otávio

Entrevista: 1 – Nome: Antonio Otavio de Toledo Patrocinio
2 - Nome do laboratório e localização: Laboratório de Fotoquimica e Ciência dos Materiais – LAFOT-CM / Bloco 5K, Santa Monica – www.lafotcm.org
3 - Área da química que trabalha: Fotoquímica Inorgânica/ Química de coordenação/ Química do Estado Sólido
4 - Linha de pesquisa e aplicação : A utilização da luz solar como fonte primária de energia é um dos grandes desafios científicos e tecnológicos atuais. A substituição dos combustíveis fósseis por fontes renováveis de energia é um pré-requisito fundamental para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Na fotossíntese artificial, dispositivos moleculares e nanoestruturados são empregados para conversão de matérias-primas abundantes e de baixo conteúdo energético (H2O, CO2, resíduos de biomassa) em combustíveis limpos (H2) e espécies químicas de alto valor agregado. No processo, a energia luminosa é armazenda na forma de ligações químicas, formando um ciclo sustentável e ambientalmente correto. São os chamados solar fuels. O LAFOT-CM atua no desenvolvimento de compostos de coordenação e óxidos semicondutores nanoestruturados para a aplicação em fotossíntese artificial. O trabalho envolve a síntese, caracterização espectroscópica e fotoeletroquímica e montagem de células fotoeletroquímicas (PECs) empregando sistemas híbridos. São desenvolvidos materiais e dispositivos para redução de CO2, fotoclivagem da água e valorização de resíduos de biomassa.
5 - Tipos de projetos que poderia auxiliar na QuímEJ : Todos aqueles que possam envolver métodos espectroscópicos e materiais inorgânicos, em particular aqueles voltados a reações fotoinduzidas.