Depois desta dica o meio ambiente só terá “óleos” para você!

July 18, 2018

O óleo e seus malefícios ao meio ambiente

            Não é nenhuma novidade que o óleo está presente na maioria dos lares e tem diferentes utilidades, no entanto, o descarte geralmente é o mesmo: o ralo da pia. O que você não sabia é que os óleos vegetais são grandes causadores de desastres ao meio ambiente e ao seu bolso quando descartados de maneira inadequada.

            Soja, canola, milho e oliva são os óleos comumente usados na cozinha brasileira por ser fáceis de achar e por suas propriedades como: ômega 6 e 9, HDL e compostos bioativos; e se engana quem acha que eles são usados apenas na cozinha, o óleo de coco, por exemplo, é muito usado para hidratação capilar e fabricação de cremes.

            Mas a grande utilização de óleo tem seu lado ruim, o descarte incorreto prejudica o meio ambiente e principalmente os rios; de acordo com Francielly Moreira, supervisora do Laboratório de Afluentes da Saneatins, um litro de óleo é suficiente para contaminar cerca de 20 litros de água. [3]

 

            Quando você joga o óleo pelo ralo ele forma uma espécie de blindagem porque é menos denso que a água, e isso acaba dificultando as trocas gasosas entre a atmosfera e a água. Esse tipo de poluição pode acarretar um desequilíbrio ecológico ameaçando diversas espécies.

            Esta blindagem que o óleo forma também pode entupir a caixa de gordura e danificar os encanamentos da sua casa e/ou empresa, por isso vamos listar os benefícios de armazenar o óleo de cozinha e utilizá-lo para fazer sabão. [2]

 

 Os benefícios do sabão caseiro

           O benefício maior, sem dúvidas, vai para o meio ambiente pois, fazendo o sabão caseiro, o óleo de cozinha é reaproveitado e não vai parar nos mananciais, diminuindo assim a poluição. Outra vantagem em se fazer sabão caseiro é para seu bolso, além de impedir o entupimento do encanamento ele é mais econômico e pode virar uma maneira de ganhar uma renda extra.

            A fabricação do sabão requer CUIDADO, deve-se respeitar as medidas e o processo descrito na receita para que não ocorra problemas. Lembrando que a soda cáustica em contato com a água libera calor e pode causar queimaduras na pele e por isso, deve-se sempre misturar com um pedaço de madeira longo como, por exemplo, um cabo de vassoura.

 

Por que, quimicamente, o sabão limpa

           Já parou para pensar porque as vezes só o sabão consegue limpar todas as sujeiras sendo que a água sozinha não consegue? Para entender melhor esta razão, é necessário conhecer uma das matérias bases da Química: a Polaridade.

           Já percebeu que o óleo e a água não se misturam certo?

Isso ocorre devido a resultante de cargas proporcionado pelas ligações químicas envolventes entre os átomos dessas estruturas, ou seja, isso significa dizer que dependendo da forma como os átomos estão ligados, a estrutura pode ter mais ou menos cargas resultantes. Caso a estrutura não apresentar cargas resultantes, ela é chamada de Apolar. Exemplo disso é o óleo, a gasolina, as gorduras animais, todo esse aspecto oleoso é o resultado dessa aparência de sem cargas resultantes. Caso a estrutura apresentar cargas resultantes, ele é chamado de Polar. Exemplo disso é a água, vitaminas, o sangue, entre outros. O fato de a água e óleo serem diferentes nesse aspecto leva a não interação dessas duas substâncias.

           Agora que você sabe o que é Polar e Apolar, é necessário saber que o sabão é uma estrutura longa que contém as duas partes, uma cadeia longa Apolar e uma ponta de sua estrutura Polar. Sendo assim, ela consegue interagir com qualquer sujeira e gordura e também interagir com a água para fins de limpeza.

           O mais interessante é que quando se junta várias estruturas do sabão para limpar a sujeira, que tem mais caráter Apolar, elas formam o que é conhecido por Micelas, que são nada mais que esferas que aprisionam as substâncias Apolares em seu interior, enquanto que a extremidade Polar fica para fora da esfera para poder ser levada pela água, o que ajuda a diminuir a tensão superficial da água, consequentemente ajuda na limpeza e higienização dos materiais a serem lavados.

 

 

Passo-a-Passo de como fazer o sabão

            Ingredientes   

  • 9 litros de óleo usado

  • 1 quilo e meio de soda cáustica (Hidróxido de sódio)

  • 1 quilo de fubá

  • Água

 

           Modo de fazer

 

            Coloque o óleo em uma bacia de plástico e reserve. Dissolva a soda cáustica, com muito cuidado, em dois litros de água bem quente e misture no óleo. Depois dissolva o fubá em dois litros de água fria e adicione junto com os outros ingredientes. Mexa até dar uma consistência pastosa, depois coloque em um recipiente e espere secar.

 

Como gerar lucro com o Sabão

           O mercado de produção de sabão caseiro pode ser uma boa para as pessoas que desejam fazer uma renda extra. Mas é importante se especializar primeiro, pois assim abrirá um leque de opções e ferramentas que podem tanto melhorar o produto final como otimizar os custos e diminuir despesas. É fato que não existe muitos mistérios de como fazer o sabão caseiro, mas vale a pena o investimento em estudos para melhorar a sua marca. Vale a pena também ter parcerias com familiares ou montar projetos de bairros, onde o óleo arrecadado pelo bairro gera descontos para a compra do sabão produzido.

           Ao montar um empreendimento com a linha de sabões caseiros, não se preocupe com a revenda, pois há diversas formas que podem te satisfazer. Pode ser desde vendas exclusivas a membros da região, como também montar uma lojinha de produtos de limpeza, distribuir para mercados, empórios e lojas de limpeza, ou qualquer outra forma que achar pertinente. [1]

 

Fonte:

  1. www.montarumnegocio.com           

  2. www.biocoleta.com

  3. g1.globo.com

 

Please reload

Recent Posts

December 6, 2019

Please reload

Join My Mailing List
ENDEREÇO

Av. João Naves de Ávila, 2121

Bloco 5I - Piso Inferior

Universidade Federal de Uberlândia

Uberlândia-MG

​​

TELEFONE

Tel: (34) 3239-4401

E-MAIL
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now