Processo seletivo: mostre o seu potencial!

August 7, 2020

Saiba dicas e sugestões de como se destacar no seu próximo processo seletivo.

Tempo de leitura: 5 minutos

Conteúdo do Texto:

  • Por que empresas realizam processos seletivos;

  • Dicas que podem te ajudar;

  • Um UP no astral;

Por que empresas realizam processos seletivos

 

É inegável o fato de que uma empresa consolida a qualidade de seus serviços ou produtos por meio dos seus colaboradores, e portanto, torna-se necessário contratar

dentre muitas pessoas, aquelas que mais se enquadram com os valores da empresa.

 

Para fazer essa filtragem são realizados os Processos Seletivos. Neles as empresas buscam entender como a pessoa candidata pode vir a agregar para o ambiente e para os objetivos delas. Assim, bem como compreender de que maneira essa pessoa pode auxiliar para uma boa manutenção da cultura organizacional do ambiente de trabalho.

 

Dicas que podem te ajudar!

 

Com isso em mente compreendemos a necessidade da realização destes, e assim, nos resta agora entender como podemos nos portar para melhorar nossas chances de passar por todas as etapas do filtro, e enfim, conseguirmos a tão almejada vaga de emprego.

 

A seguir estão algumas dicas que realmente podem colocar você à frente na competição pela vaga.

 

  • Tenha calma e demonstre segurança

 

Todo o processo é bem simples, não há nada de muito extravagante durante a seleção dos candidatos, entretanto a impaciência, a insegurança e os problemas de dicção que surgem em função disso, podem te levar a grandes complicações e impedir que avance na filtragem.

 

Sendo assim é importante ter calma e acima de tudo, segurança nas suas ações. Ao ter auto controle, você será capaz de se concentrar, manter o ritmo e conseguir retomar as "rédeas" da situação.

 

Já a questão da segurança está extremamente relacionada ao seu auto conhecimento. Assim, ao conhecer suas forças e fraquezas se tornará capaz de direcionar suas respostas e ações da melhor forma possível, para que assim, não se sinta inseguro.

 

  • Conheça a missão e os valores da empresa

Como visto anteriormente, o auto conhecimento é um dos pilares essenciais para permitir que conquiste sua vaga, porém, não basta só se entender, tão importante quanto isto é entender a missão e os valores da empresa.

 

Fazer isso demonstra possui conhecimento da trajetória da empresa e que se preocupa com o local em que pode vir a trabalhar. Um ponto de destaque nesse tópico é o conhecimento dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, é extremamente importante que saiba disso e que consiga mostrar que pode agregar muito na imagem e qualidade do bem de consumo que ela oferece ao mercado.

 

Não se restrinja a ter ciência somente do básico sobre a empresa, qualquer informação previamente estudada ou percebida no momento da entrevista podem te colocar muito à frente na seleção.

 

  • Seja a solução dos problemas da empresa

Quando novas vagas surgem em uma empresa, isso se deve a um único motivo: a empresa tem um desafio e o RH está a procura de profissionais capazes de auxiliar na resolução dele.

Seja aumentar o lucro, melhorar o marketing ou impulsionar a produção, é preciso conhecer o desafio da marca e deixar claro que você é quem eles buscam para concluir esse desafio. Sem que esses requisitos sejam concluídos não haverá razão em contratar a pessoa em questão.

 

  • Mostre sua energia e seja atento

Sem sombra de dúvidas o que impulsiona uma pessoa a mover-se em direção à determinado objetivo é a quantidade de energia que é investida para chegar ao destino almejado.

E quando falamos de um processo seletivo não há diferenças, afinal o objetivo aqui é conquistar a vaga e portanto, quanto mais energia investir em todo o processo, maior suas chances de ser aprovado(a) no final.

 

Juntamente com a energia é necessário atenção. Tendo ela em suas mão você será capaz de compreender melhor a situação da empresa, de seus colaboradores e da cultura organizacional da mesma o que irá auxiliar no direcionamento das suas energias.

 

  • Deixe claro o seu valor

Ter um ótimo currículo é essencial e pode ser uma ótima ferramenta para conseguir autoconfiança, no entanto, apoiar-se sobre ele pode ser um erro gravíssimo e que pode te levar a ser desclassificado em uma das etapas do processo. 

 

É importante salientar que, a construção de um bom currículo pode alavancar suas chances de conquistar seu lugar na empresa. E como seu objetivo é a vaga em especial, coloque em seu currículo somente os cursos e experiencias que possuem ligação com o setor em que vai trabalhar. Além disso, não use muita da sua energia na criação de seu currículo, seja direto e sucinto, EVITE USAR MAIS QUE UMA PÁGINA NELE.

 

Além da base criada com seu currículo, é importante edificar uma estratégia para entrar na empresa, para tal é necessário que saiba responder a seguinte questão:

"Como posso agregar valor para a empresa e, de que maneira posso demonstrar isso?". Saber a resposta para essa questão é crucial, pois é exatamente a forma como demonstrará esse valor que fará com que possa ser contratado ou não.

 

  • Seja o Herói de suas Histórias

Ter um bom storytelling na sua caixa de ferramentas é essencial para a vida pessoal, saber contar histórias pode, por conectá-lo com as pessoas, criar fortes vínculos por meio da empatia com aqueles com quem tem contato, seja este, curto ou prolongado.

 

Ao saber construir com excelência suas histórias é possível mostrar seus valores, suas emoções e também, a forma como resolveu os problemas presentes em sua história retendo dessa forma, a atenção do ouvinte, inteirando-o à sua realidade. 

 

Nesse ponto, vale citar sua vida profissional. Falar a respeito de cases de sucesso em que  estava envolvido é uma ótima maneira de, indiretamente, mostrar seu potencial no futuro cargo que ocupará.

 

  • Vista a marca da empresa

Como visto anteriormente, um ponto importantíssimo a se atentar é a história da

empresa, seus valores e seus produtos. Algo que está fortemente ligado a todos esses pontos é, sem sombra de dúvidas, as cores da marca.

 

Elas representam as emoções que a empresa busca passar para seu cliente seja durante a prestação de seus serviços, seja durante a venda de seus produtos, ela linka o bem de consumo por ela produzida aos seus valores.

E uma das formas mais claras de demonstrar isso é seguindo o Dress code (código de vestimenta) da empresa. Deixando claro nesse momento que o objetivo aqui não é se vestir como um segurança ou de piloto caso esteja se candidatando para uma dessas funções.

 

Nesse momento aproveite para utilizar roupas que sigam o padrão de cores da marca. Além de te ajudar a se encaixar no ambiente, esse passo vai ajudá-lo(a) a demonstrar que conhece sobre a marca e portanto, estará um passo a frente dos demais candidatos.

 

  • Deixe claro que a meta é o que importa

Saber realizar grandes tarefas sozinho é de grande valia dentro de uma empresa porém, tão importante quanto ou até mais importante que trabalhar sozinho, é trabalhar em grupo.

 

Quando há trabalho em grupo certamente surgirão empasses a respeito das opiniões das pessoas ali presentes sobre, por exemplo, um problema que precisa ser resolvido.

 

O importante nesse ponto é deixar claro sua busca pela meta, ou seja, resolver o problema, e para isso é preciso saber reconhecer as boas ideias de seu time bem como suas más ideias. É válido lembrar que deve demonstrar seu valor nessa etapa sendo sincero quanto às ideias de seus colegas.

 

Uma mensagem da EJl!

 

Para finalizarmos o texto, nós da QuímEJ desejamos a você, não uma boa sorte, mas uma ótima utilização das ferramentas aqui citadas e uma que possa encontrar o melhor lugar para crescer no mercado de trabalho. E lembre-se, seja você e mantenha a calma!


Fonte: Adriana Cubas, Primo Rico, Quimej.ufu, Blog Xerpa, Blog Sólides.
 

Please reload

Recent Posts
Please reload

Join My Mailing List
ENDEREÇO

Av. João Naves de Ávila, 2121

Bloco 5I - Piso Inferior

Universidade Federal de Uberlândia

Uberlândia-MG

​​

TELEFONE

Tel: (34) 98879-9676

E-MAIL
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now