Desafios encontrados no mercado químico brasileiro

October 10, 2018

 

     Nos últimos anos, a indústria química mundial vem passando por diversas transformações, motivadas principalmente pela globalização, concentração, a especialização e a descentralização geográfica. Estes fatores vêm ao longo dos tempos contribuindo para as transformações na indústria química.

    A indústria química abrange a produção de petroquímicos, agroquímicos, produtos farmacêuticos, tintas, polímeros dentre outros. Para ser caracterizado como um produto de origem da indústria química o mesmo deve passar por processos químicos (reações químicas) que formam novas substâncias com características físico-químicas diferentes das substâncias iniciais. O processamento de matérias-primas também está incluso neste segmento da indústria.

   A indústria química, compreendida como atividade industrial, praticamente só começou a existir no século XIX. O grande desenvolvimento e sucesso da indústria química têm como base dois pontos: a descoberta de novos produtos e de materiais (em ensaios dentro dos laboratórios) e a sua transposição para a escala industrial. O histórico da indústria química mundial corresponde à análise das vantagens competitivas, do sistema financeiro e da política de patentes e incentivos governamentais, além é claro, dos avanços tecnológicos

     No ano de 2017 a indústria química obteve faturamento recorde. Porém, a falta de investimentos pode limitar a recuperação no longo prazo, favorecendo as importações.

O faturamento líquido anual (em dólares) da indústria química, que havia apresentado queda entre 2014 e 2016, fechou o ano passado com crescimento de cerca de 1%, conforme apresentado no gráfico apresentado.

O presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Fernando Figueiredo, aponta que, historicamente, o setor cresce um pouco acima do Produto Interno Bruto (PIB) do País. “Isso ocorre pela dependência de outros setores em relação à indústria química. Isso mostra o quanto esse setor pode impactar a economia.

Mas como uma Empresa Júnior na área de química pode contribuir para transformar a realidade do nosso país?

 

Essa empresa atua na prestação de consultoria, se comprometendo a entregar qualidade em seus serviços, através de uma sinergia interna da empresa e de orientação de professores altamente qualificados, assegurando esse compromisso. Lembramos que consultoria não se utiliza só em momentos de crise em uma empresa, mas também na hora de crescer no mercado. Não só como essa, existem muitas outras dúvidas na hora de se optar por uma empresa júnior ou não, tanto na ótica do cliente como na do universitário. Diante disso, vamos mostrar como a QuímEJ- Empresa Júnior de Soluções em Química pode ajudar  à sua empresa a melhorar cada vez mais seus resultados:

  1. Baixo custo  e excelência dos serviços oferecidos;

  2. Realizamos consultoria na área de química;

  3. Contamos com o apoio de professores universitários altamente capacitados;

  4. ​Atendimento personalizado;

  5. Realizamos diversos tipos de análises químicas.

Ficou curioso, quer saber mais? Entre em contato com a QuímEJ ou confira nosso portfólio de serviços que podemos te ajudar!!

 

 

Please reload

Recent Posts

July 4, 2020

Please reload

Join My Mailing List
ENDEREÇO

Av. João Naves de Ávila, 2121

Bloco 5I - Piso Inferior

Universidade Federal de Uberlândia

Uberlândia-MG

​​

TELEFONE

Tel: (34) 98879-9676

E-MAIL
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now