Mercado químico brasileiro

August 10, 2020

Saiba as dificuldades encontradas nessa ramo atualmente. 

Tempo de leitura: 2 minutos

Conteúdo do texto:

  • Introdução;

  • Mercado químico;

  • Como a QuímEJ pode ajudar;

Para ser um profissional de química, o estudante pode ser formado tanto em bacharelado quanto licenciatura. Embasado nisso, o interesse em experimentos faz parte da formação principal desse ramo, tanto quanto estar sempre atualizado a respeito das novas tecnologias e tendências. 

 

Assim, um químico é aquele que sempre está a par de transformações, já que a matéria em si se constitui por uma constante mudança de seu entorno. Contudo, hodiernamente, a escolha mais comum para o formado ainda é a carreira acadêmica, já que essa disciplina é obrigatória no ensino fundamental e médio, e está presente em quase todas as engenharias. 

 

Mas ainda há uma constante demanda pelo mercado químico, que vem crescendo gradualmente conforme o avanço da tecnologia. Analogamente, a área que mais abriga químicos é a industrial, petroquímicas, nanotecnologia, entre outras. 

 

Mercado químico

 

A indústria química, compreendida como atividade industrial, teve datada como o seu início no século XIX, mesmo que seja praticada em pequenos portes a muito tempo.

Desta forma, o grande desenvolvimento e sucesso desta têm como base dois pontos: a descoberta de novos produtos e de materiais e a sua transposição para a escala mundial.

 

Nos últimos anos, a indústria química mundial vem passando por diversas transformações, motivadas principalmente pela globalização, concentração, especialização e a descentralização geográfica. Estes fatores vêm ao longo dos tempos contribuindo para as transformações nesse meio e acrescentando qual é o papel da química.

    

Com base nisso, para ser caracterizado como um produto de indústria química o mesmo deve passar por processos químicos (reações químicas) que formam novas substâncias com características físico-químicas diferentes das substâncias iniciais. Desse modo, abrangendo a produção de petroquímicos, agroquímicos, produtos farmacêuticos, tintas, polímeros dentre outros.

   

  • Marcos desse meio 

- No ano de 2017 a indústria química obteve faturamento recorde.

 

- O faturamento líquido anual (em dólares) da indústria química, que havia apresentado queda entre 2014 e 2016, fechou o ano passado com crescimento de cerca de 1%. Apresentado no gráfico abaixo:

 

 

 

- O presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Fernando Figueiredo, aponta que, historicamente, o setor cresce um pouco acima do Produto Interno Bruto (PIB) do País.

 

Como a QuímEJ pode ajudar?

 

A QuímEJ é faz parte de um movimento estudantil presente em todo o mundo, chamado de Empresa Júnior. Constituído por apenas estudantes, visa ensinar e ajudar ao aluno de química a ter uma vivência real de como é trabalhar em uma empresa. 

 

Com o apoio institucional e dos professores, são realizadas análises em laboratórios, estudos e os mais diversos projetos. Desse modo, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento do nosso país e futuros profissionais, as empresas juniores nasceram. 

 

Embasado nisso, estamos dispostos a ajudar a tirar qualquer dúvida de quem se interessa nessa área, no curso, e quer saber mais. Se esse é o seu caso, chame por nós no direct do nosso instagram (informe que veio a partir desse texto), que iremos de bom grado te dar dicas e falar mais sobre essa incrível profissão. 

 

Ademais, entre em contato para qualquer serviço, estaremos ansiosos em ajudar da melhor maneira possível!

 

Fontes: Guia da Carreira

 

 

Please reload

Recent Posts
Please reload

Join My Mailing List
ENDEREÇO

Av. João Naves de Ávila, 2121

Bloco 5I - Piso Inferior

Universidade Federal de Uberlândia

Uberlândia-MG

​​

TELEFONE

Tel: (34) 98879-9676

E-MAIL
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now