Recent Posts
Join My Mailing List

Por que investir em tratamento de resíduos na sua empresa?

Nesse blog, você aprenderá sobre a importância de um bom tratamento de resíduos para sua empresa, tanto no setor econômico, quanto no setor ambiental.

Tempo de leitura: 5 minutos.

Conteúdo do texto:

  • Introdução sobre à produção de resíduos;

  • O que é o tratamento de resíduos;

  • Marketing verde, o que é e como ele pode ajudar?;

  • Benefícios de se investir no tratamento de resíduos;

Hodiernamente, produção anual de resíduos se apresenta com taxas extremamente elevadas, de acordo coma ONU (Organização das Nações Unidas). Desse modo, temos como informação que a quantidade de lixo produzida por ano, ultrapassa a faixa de 2 bilhões de toneladas de resíduos dos mais variados tipos.

Assim, de acordo com Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), até o ano de 2025, este valor deve atingir a casa dos 2,2 bilhões de toneladas, e, até a metade do século, atingiríamos a faixa de 4 bilhões de toneladas de lixo por ano. Compreendendo esse cenário, fica evidente a necessidade de entender como cada um pode exercer um papel essencial na criação e aplicação, de contra-medidas eficazes para combater o acúmulo de lixo.

Tratamento de resíduos:

Analogamente, desde a antiguidade, a quantidade de lixo produzido vem aumentando consideravelmente junto do crescimento da população. Com base nisso, diversos acordos foram propostos no intuito de regularizar o descarte desses resíduos como o Decreto Estadual 8468 de 1976 e o Conama 357. Entretanto, a humanidade continua a poluir e a utilizar, de forma inconsciente, seus recursos naturais, gerando grandes perdas financeiras e ambientais.


Por analogia, de acordo com o site oficial da Câmara dos Deputados de Brasília, estima-se que o Brasil perca em torno de R$ 120 bilhões por ano pela falta de um tratamento adequado de seus resíduos, isso se deve, entre outros fatores, à falta de gestão deste, acarretando problemas que, posteriormente devem ser resolvidos para manter o bom funcionamento da sociedade.


Entretanto, mesmo com essas informações, devido à falta de educação ambiental da sociedade e à ineficiência das fiscalizações ambientais, torna-se clara a necessidade da atuação do setor privado no tratamento e descarte adequado de resíduos.


Uma vez que a liderança é, por exemplo, uma forma de inspirar e mudar o mundo, muitas empresas têm demonstrado uma crescente preferência de seus clientes a produtos amigos do meio ambiente, que priorizam a sustentabilidade e, que aplicam boas políticas de tratamento de resíduos, dessa forma, surge o "marketing verde".



Marketing verde, o que é e como ele pode ajudar?



Marketing verde é uma estratégia de marketing que é utilizada em empresas que visam vender uma imagem sustentável, ou de consciência ecológica. Além disso, se comprometem com o futuro das próximas gerações.


Demostrando uma importância com o meio ambiente, a empresa se destaca perante aos consumidores e suas chances de converter um lead em venda aumenta consideravelmente.


Além disso, a empresa, por meio do Marketing verde, consegue engajar a sociedade onde está inserida, direcionando a mesma para uma vivencia sustentável por meio da liderança.

Benefícios de se investir no tratamento de resíduos:

Atitudes de responsabilidade ambiental podem ser vantajosas para as empresas, planejamentos adequados na gestão operacional, a utilização de técnicas modernas e inovadoras e parcerias com outras iniciativas privadas especializadas e responsáveis, otimizam as despesas e o processo produtivo.


Nas grandes e pequenas indústrias é importante a participação de responsáveis técnicos nas inovações aplicadas, assim como o conhecimento de leis e formas de tratamentos de variados resíduos, como o tratamento físico-químico e biológico de efluentes industrias, que diferente do doméstico, são passíveis de causar taxas de carga poluidora, por isso é importante o estabelecimento de um processo interno de tratamento de resíduos, o que acaba sendo um investimento e uma atitude de responsabilidade ambiental e social para com o futuro do planeta.




Desse modo, a inovação de processos e tecnologia ambiental são dois importantes diferenciais que as empresas podem ter no mercado, o que pode ser uma forma de marketing verde, que sempre chama a atenção de consumidores, cada vez mais conscientes e ligados na preservação do nosso lar e no lar das próximas gerações. Por isso, a QuímEJ pode ajudar grandes e pequenos empreendedores propondo soluções para o tratamento de seus resíduos, além de ter o conhecimento técnico e equipamentos de ponta para analise de efluentes.

Ainda possui alguma dúvida que não foi sanada ou ficou interessado(a) em entender mais sobre esse processo e como a nossa empresa pode lhe ajudar a resolver seus problemas? Entre em contato conosco, por meio de nossos canais de comunicação, assim podemos auxiliá-lo(a) nessa empreitada fornecendo um serviço de qualidade e uma ótima experiência, agregando um grande valor à sua marca.

Fonte: Câmara dos deputados, Senado Federal, Situação do Lixo no Mundo.

ENDEREÇO

Av. João Naves de Ávila, 2121

Bloco 5I - Piso Inferior

Universidade Federal de Uberlândia

Uberlândia-MG

​​

TELEFONE

Tel: (34) 98879-9676

E-MAIL
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now