Recent Posts
Join My Mailing List

Por que é importante a análise de solo?

Nesse do blog, você descobrirá o quão importante é a realização de análises de solo, quais os benefícios e como esse tipo de análise pode impulsionar seus negócios.

Tempo de Leitura: 03 minutos e 10 segundos

Conteúdo do Texto:

  • O que é uma análise de solo?;

  • A importância do solo brasileiro para o mundo;

  • Por que realizar uma análise de solo?;

  • O que analisar?;

  • Impulsionando seus negócios com a análise de solo;

O que é uma análise de solo?

O solo é, sem dúvidas, uma das maiores riquezas do nosso planeta e civilização. Por meio do entendimento dele, nós conseguimos aplicar técnicas de plantio que auxiliam na distribuição de alimento pelo mundo.

Através desse conhecimento, é possível aplicar técnicas de mineração que possibilitam grandes mudanças tecnológicas e econômicas. Influenciando assim, as culturas ao redor do mundo.

Saber da importância econômica e cultural da análise é tão essencial quanto entender o que realmente é. Mas afinal, o que é uma análise de solo?

Bem como já demonstra o nome, trata-se de um estudo de determinada amostra de solo com a finalidade de quantificar, por exemplo, matéria orgânica presente no solo, minerais que o compõe e até o nível de fertilidade do mesmo. Assim, por meio destes dados podemos estabelecer medidas para corrigir deficiências presentes nele.

A importância do solo brasileiro para o mundo

Compreendendo isso, notamos a importância do solo para a edificação do mundo humano atual e o Brasil está incluso nessa demanda.

Com seu solo riquíssimo o país é o segundo do mundo no quesito exportação de alimento, ficando atrás somente do Estados Unidos nesse ranking, fazendo valer a frase de Pero Vaz de Caminha "em se plantando tudo dá" de 1º de maio de 1500.

Contudo, não só da agricultura se mantém o Brasil, além de suas vastas áreas de plantio beneficiadas por um riquíssimo solo, o país possui também um valor mineral extremamente representativo no mercado global.

Somente no ano de 2019, o foi se exportado o equivalente à US$ 22,18 bilhões em Ferro. Além da grande quantidade desse metal, possui também, exportações consistentes de Bauxita e de Manganês além da maior reserva de Nióbio do mundo, que compreende aproximadamente 93% das reservas mundiais do minério.

Por que realizar uma análise de solo?

A vantagem deste estudo é a sua disponibilidade. Podendo deste modo, ser realizada a qualquer momento do ano, contudo, é recomendado que seja feita com 3 a 6 meses de antecedência do plantio. Para que assim, as correções necessárias possam ser aplicadas sem grandes complicações.

Com ela é possível identificar também fatores que podem vir a afetar negativamente a produção final, bem como quanto de nutriente o solo pode estar fornecendo ao plantio.

Analogamente, junto ao histórico de produção do terreno é possível desenvolver planos de ação para o manuseio do solo, bem como mapas de produtividade ou de inspeção.

Por fim, outro ponto positivo a se destacar é capacidade de monitorar a fertilidade e as tendências à longo prazo, o que torna possível um melhor gerenciamento de riscos.

O que analisar?

A resposta para esta pergunta está fortemente relacionada à sua forma de cultivo. Quanto maior é o nível de automação de sua produção, mais detalhes serão necessários, visto que é importante manter o solo nas melhores condições durante todo o processo, para assim alavancar sua produção.

As informações sobre este são obtidas principalmente, pelo estudo de dois fatores, análise química e granulométrica. Respectivamente, com ela se obtém o pH, nível de fertilidade, disponibilidade de nutrientes e a quantidade de matéria orgânica presente no mesmo.

Já a granulométrica que corresponde à compreensão das propriedades físicas de seu solo, são determinados os teores de argila, areia e silte. Esses componentes influenciam no modo como o solo será tratado e também possibilitam identificar o risco de erosões.

Esses parâmetros são essenciais para a análise de seu solo se o mesmo for dedicado ao cultivo mas, também se enquadram perfeitamente para análises de minerais para extração.

Impulsionando seus negócios com a análise de solo

Por analogia, entendemos que a análise de solo possui uma grande importância na prevenção de perdas e em melhores planejamentos financeiros pare seu negócio. No entanto, os ganhos resultantes desse procedimento não se resumem somente isso.

Ao o estudar é possível, por exemplo, aumentar sua área de cultivo, bem como obter melhores produtos agrícolas, otimizando sua produção e potencializando seus lucros.

E nas análises a QuímEJ pode te ajudar. Nós oferecemos análises de solo realizada por nossos equipamentos de ponta e por nossos profissionais atentos à situação de nosso cliente e motivados à ajudá-lo na resolução de seus problemas. Portanto, se restou alguma dúvida a ser sanada entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar!

Fonte: IBF, APagri, SACI, Blog Aegro.

ENDEREÇO

Av. João Naves de Ávila, 2121

Bloco 5I - Piso Inferior

Universidade Federal de Uberlândia

Uberlândia-MG

​​

TELEFONE

Tel: (34) 98879-9676

E-MAIL
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now