Recent Posts
Join My Mailing List

Tudo o que você precisa saber sobre o sabão

Neste artigo você irá ter conhecimento desde a origem do sabão ao seu benefício.

Tempo de leitura: 2 minutos

Conteúdo do texto:

  • Introdução ao Sabão

  • Saponificação

  • Acidez

  • pH

  • Como a QuímEJ pode te ajudar

Presente no nosso cotidiano, desde quando acordamos e lavamos o nosso rosto até quando tomamos banho para dormir. Mas a questão é, você conseguiria imaginar a sua vida sem o sabão?


Hodiernamente, usamos o para lavar nossas mãos, roupas, louça e sujeiras em geral, o tendo como fundamental para a conservação de nossa higiene básica. Assim, como qualquer outra coisa, o sabão também tem a sua origem.


O seu surgimento deu-se de forma gradual, sendo uma das mais antigas reações químicas realizadas pela humanidade. Baseado na mistura entre ácidos graxos (gorduras e sebos) e materiais alcalinos.


Antigamente, a prática de lavar roupa já existia, bem antes da criação do que conhecemos como detergente, amaciante. Com base nisso, qual era então o produto que se era usado para a limpeza? A urina! Sim, é meio estranho pensarmos nela para esse uso, mas a química te explica.


A urina contém em sua estrutura química o amoníaco, o mesmo que é utilizado atualmente para a composição dos alvejantes. Assim, a função de limpeza foi atribuída ao sabão, mas essa não era sua única utilidade, os romanos também o usavam como uma mistura para tratar feridos.


Agora que você teve a introdução básica ao sabão e como ele substituiu formas inusitadas de limpeza, vamos ao texto!


Saponificação


Relacionado diretamente a química, temos como saponificação a reação em que os sabonetes/sabões são produzidos. Esta por sua vez ocorre quando um éster entra em contato com uma base inorgânica forte.