top of page

Tudo o que você precisa saber sobre o sabão

Neste artigo você irá ter conhecimento desde a origem do sabão ao seu benefício.

Tempo de leitura: 2 minutos

Conteúdo do texto:

  • Introdução ao Sabão

  • Saponificação

  • Acidez

  • pH

  • Como a QuímEJ pode te ajudar

Presente no nosso cotidiano, desde quando acordamos e lavamos o nosso rosto até quando tomamos banho para dormir. Mas a questão é, você conseguiria imaginar a sua vida sem o sabão?


Hodiernamente, usamos o para lavar nossas mãos, roupas, louça e sujeiras em geral, o tendo como fundamental para a conservação de nossa higiene básica. Assim, como qualquer outra coisa, o sabão também tem a sua origem.


O seu surgimento deu-se de forma gradual, sendo uma das mais antigas reações químicas realizadas pela humanidade. Baseado na mistura entre ácidos graxos (gorduras e sebos) e materiais alcalinos.


Antigamente, a prática de lavar roupa já existia, bem antes da criação do que conhecemos como detergente, amaciante. Com base nisso, qual era então o produto que se era usado para a limpeza? A urina! Sim, é meio estranho pensarmos nela para esse uso, mas a química te explica.


A urina contém em sua estrutura química o amoníaco, o mesmo que é utilizado atualmente para a composição dos alvejantes. Assim, a função de limpeza foi atribuída ao sabão, mas essa não era sua única utilidade, os romanos também o usavam como uma mistura para tratar feridos.


Agora que você teve a introdução básica ao sabão e como ele substituiu formas inusitadas de limpeza, vamos ao texto!


Saponificação


Relacionado diretamente a química, temos como saponificação a reação em que os sabonetes/sabões são produzidos. Esta por sua vez ocorre quando um éster entra em contato com uma base inorgânica forte.


Por analogia, temos como exemplo dessa reação o hidróxido de sódio e o hidróxido de potássio (NaOH e KOH), em meio aquoso e sob aquecimento. Dessa maneira, ela é em si uma hidrólise salina, tendo como produtos um sal orgânico e um álcool.

Exemplo:



O que é acidez?


Se você está começando agora no ramo de sabonetes ou tem interesse, deve levar muito em consideração a acidez do seu produto. Mas afinal, o que é acidez?


Na definição literal e química "um ácido é uma substância que libera íons positivos de hidrogênio ou prótons (cátions ou ânions) numa solução aquosa; por esse motivo, são conhecidos como “doadores de prótons”". Assim, a associação que temos no instante que ouvidos essa palavra é a corrosão.


Quando compramos um sabonete íntimo ou facial esse é o primeiro parâmetro a ser levado em consideração. Esse seria o fator do pH. Desse modo, utilizado para medir os meios básicos, neutros e ácidos, ele nos dá um meio de saber se aquele produto é ideal para o rosto, corpo, pele e se não causará danos em geral ao cliente.


pH


Aprofundando mais sobre esse tema, como dito anteriormente o pH serve para fazer referência a um determinado nível de acidez de um meio, mas também de um básico ou neutro.


Assim, muitas pessoas pensam que quanto maior o número indicado do ph, mais ácido ele é, mas isso está completamente errado e nós vamos te ajudar a entender mais sobre esse tabu, mostrando como é simples.


Como mostrado na imagem, quando menor o número, mais ácido o composto é. Esse exemplo está presente no nosso dia a dia, quando vamos comprar sabonete de bebê. Desse modo, precisa ser um produto que não machuque a pele sensível do recém nascido, por isso em todos os sabonetes está mostrando que seu pH é entre 9 e 11, sendo assim neutro.


Analogamente, ele não poderia ser básico, que por mais que a ideia de "básico" contraponha a de ácido gerando erroneamente um pensamento de que ele não corroa, ele causa os mesmos efeitos, se não piores.



Por fim, vamos ao que nós podemos te oferecer. A QuímEJ é reconhecida por suas analises, tanto de água quanto de minerais, e com os sabões não é diferente. Podemos providenciar análises de pH para garantir a segurança do seu produto e impedir que desastres aconteçam.


Desse modo, o nosso intuito é fazer a sua empresa se desenvolver e obter o sucesso, por isso cuidamos da sua marca também, que é o rosto da sua empresa. Assim, produzimos o logo, arte, entre outros.


Não perca a oportunidade de fazer o seu negócio turbinar, estamos a sua espera. Entre em contato!


bottom of page