Recent Posts
Join My Mailing List

Manual de Boas Práticas de Fabricação de Produtos Saneantes

No texto a seguir você vai entender o que é e como um MBPF pode ajudar você em seus negócios. Tempo de Leitura: 03 minutos e 40 segundos

Conteúdo do texto:

  • O que é um Manual de Boas Práticas de Fabricação (MBPF)?

  • Qual é o órgão responsável pela fiscalização e quais as legislações que regem os regulamentos técnicos do MBPF?

  • Requisitos para elaborar um MBPF?

  • E se eu não tiver um MBPF ou se o meu estiver inadequado?

O que é um Manual de Boas Práticas de Fabricação (MBPF)?


Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Boas Práticas de Fabricação (BPF) são os requisitos gerais que os responsáveis por procedimentos operacionais devem adotar para a garantia da qualidade de produtos e segurança dos trabalhadores. Assim, todo tipo de instalação que possua operações que influenciam na qualidade do produto trabalhado deve possuir um MBPF.


Nesses manuais deve ser retratados todos os procedimentos primordiais de fabricação, embalagem, armazenamento, higienização e controle de qualidade de cada produto de forma clara e sistemática.


Esses documentos devem ser elaborados, aprovados, atualizados e distribuídos de acordo com os procedimentos adotados pela empresa. Devem ser arquivados de forma segura e acessível, de maneira que os colaboradores da empresa possam consultá-los sempre que necessário. Além disso, para seguir todos os procedimentos descritos no documento, são necessários profissionais capacitados, que devem ser treinados para executarem tais atividades.


Qual é o órgão responsável pela fiscalização e quais as legislações que regem os regulamentos técnicos do MBPF?

A Anvisa (Agência nacional de vigilância sanitária) é o órgão responsável por aprovar os regulamentos técnicos e fiscalizar as BPFs dos setores abaixo especificados. As legislações que regem os regulamentos técnicos de BPFs dos setores de saneantes, higiene pessoal, cosméticos e perfumaria, medicamentos e alimentos são as seguintes: