top of page

A importância da química no dia-a-dia

Saiba como a química atua no seu dia-a-dia e entenda a sua importância para nossa vida.

Tempo de leitura: 2 minutos.

Conteúdo do texto: ​

  • O que é química;

  • Química na manhã;

  • Química durante a tarde;

  • Química na noite;

O que é química:

Atualmente, há um tabu a respeito da palavra química, principalmente quando é associado à palavra perigo. Desse modo, muitas pessoas acreditam que ela é baseada em agrotóxicos, explosões, drogas, quando na realidade, não se trata exclusivamente sobre isso. Estes preconceitos tratam por sua vez, de uma falta de conhecimento a respeito dessa ciência.

De acordo com a Brasil Escola, a química é um ramo das Ciências da Natureza que estuda a matéria, suas propriedades, constituição, transformações e a energia envolvida nesses processos. Além de coisas lindas apreciadas por todos os inconscientemente, como a constituição de maquiagens ou de perfumes que despertam vários sentimentos reconfortantes em nós.


Um exemplo simples e prático disso é quando sentimos nostalgia. Ao inalar o cheiro de um café recém feito e lembrar da nossa casa, ou quando escutamos uma música de nossa infância. Podemos nesses momentos sentir como se estivéssemos voltando no tempo, mas na realidade, é a química que nos provém essas sensações reconfortantes.


Muitas vezes não conseguimos encontrar uma funcionalidade para ela, mas com esse texto temos o intuito de mostrar um pouco do quão grandiosa ela é. Dito isso, acompanhe como a química pode estar presente, implicitamente, na sua rotina.

Química na manhã:

⦁ Ao acordar

Ao acordar, nós nos sentimos renovados devido a liberação de uma substância durante o período em que estamos dormindo, chamada adenosina. Quando não se tem uma boa noite de sono, acordamos com uma sensação de cansaço e isto se deve a liberação incompleta dessa substância.

M

⦁ No "Cafezinho"

Depois de apenas cinco minutos do seu consumo, a cafeína é encontrada em todo o corpo e seus principais efeitos imediatos são o aumento do metabolismo, da concentração e da energia, relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, do trato biliar, do trato gastrintestinal e de partes do sistema vascular. Ela permanece no corpo por cerca de 3 a 6 horas, sendo metabolizada pelo fígado.

⦁ Ao sair de casa

Tudo a nossa volta está em constante movimento, incluindo os átomos. A definição para este movimento é Movimento Browniano. O Movimento Browniano é o movimento aleatório das partículas em gases e em fluidos. A água, as nuvens, o fogo e até mesmo o ar que você respira estão em constante movimento.


Química durante a tarde:

⦁ No final da tarde

O álcool estimula a produção do hormônio serotonina no corpo, que serve para regular o prazer e o nosso humor. Quanto mais serotonina, que é considerado o hormônio da felicidade, mais euforia, porém em consumos exagerados de álcool, o indivíduo pode se tornar agressivo.

Você que gosta de tomar uma cerveja no fim do expediente, sabia que para a produção da cerveja, é necessário um químico para realizar a análise da água? A QuímEJ oferece análise de água com diversos parâmetros que são necessários para a produção de cerveja. Já fizemos análises com grandes empresas regionais como a Captain Brew e a Atômica.


Química na noite:

  • Hora de dormir

A química também está presente na sua hora de descanso. A substância adenosina que liberamos enquanto dormimos é acumulada durante o dia e quanto mais trabalhamos, ou seja, gastamos energia, mais nos sentimos cansados devido o acúmulo da mesma.


Conseguiu perceber de como a química está presente e atuante a todo momento?

Ela é mais importante do que se pode imaginar, sendo assim, a resposta de muitas das suas dúvidas sobre as coisas que ocorrem ao seu redor, pois é uma ciência muito ampla e está presente, até mesmo, dentro de nossos corpos. Se quiser saber mais sobre química, fique atento ao nosso blog, nele focamos em diversas áreas, desde a das nossas análises e serviços quanto as de conteúdo escolares. Venha descobrir mais sobre essa incrível ciência!


bottom of page