Recent Posts
Join My Mailing List

5 conteúdos essenciais de físico-química para quem vai prestar vestibular

Você sabe quais sãos os conteúdos de química mais cobrados no vestibular? Quer mandar bem nessas provas? A equipe QuimEJ te ajuda!

Tempo de leitura: 3 minutos

Conteúdo do texto:

  • Introdução;

  • Soluções;

  • Propriedades coligativas;

  • Termoquímica;

  • Entalpia;

  • Eletroquímica;

  • Como a QuímEJ pode ajudar

Nós da QuímEJ sabemos o quão difícil e angustiante é ser vestibulando. Com base nisso, criamos esse conteúdo no intuito de auxiliar a todos e garantir uma boa nota, em química. A seguir vocês verão cinco ramificações principais sobre a físico-química, que com muita pesquisa, concluímos que são os temas que tem maior frequência nos últimos anos. Boa leitura!

Por analogia, a química em si pode ser separada em três partes principais, a inorgânica, orgânica e por fim, a físico-química que como dito anteriormente, é o nosso foco. No estudo dos fatores que influenciam o rendimento e os processos das reações, ela nos proporciona também uma base de cálculos para comprovar dados, nos apresentando a relação da física com a química.

1- Soluções:

São misturas homogêneas formadas por duas ou mais substâncias, que podem estar nos três estados físicos (sólido, líquido ou gasoso). Desse modo, são constituídas por dois componentes, sendo estes o Soluto e o Solvente.

Soluto: Na maioria das vezes se apresenta em menor quantidade. Nas reações é o que se dissolve.

Solvente: Se encontra em maior quantidade, é quem dissolve o soluto.

Um exemplo comum e do nosso cotidiano que mostra claramente a ação do soluto e solvente, é a mistura da água com açúcar. A água sendo a diluidora do açúcar, é o solvente da reação, e o açúcar o soluto.