Sulfeto de Hidrogênio, perigo para sua vida e empreendimentos.

August 15, 2020

Descubra nesse artigo quais são os perigos do Sulfeto de Hidrogênio e porque uma análise dos níveis dessa substância podem ajudar você e seu negócio.

Tempo de Leitura: 2 minutos

Conteúdo do texto:

  • Conheça um pouco sobre o Sulfeto de Hidrogênio;

  • Onde é encontrado o H2S?;

  • Os riscos do Sulfeto de Hidrogênio;

  • Como a QuímEJ pode te ajudar;

Conheça um pouco sobre o Sulfeto de Hidrogênio


Você já deve ter sentido o desagradável odor semelhante a de ovo podre alguma vez em sua vida e não ter entendido de onde vinha. Este por sua vez, se deve a um gás incolor, extremamente denso, tóxico e inflamável que pode causar ardência nos olhos ou até mesmo a morte. Esse gás chama-se Sulfeto de Hidrogênio (H2S).

 

Em baixas concentrações ele causa um desconforto pelo seu mau cheiro e no lugar onde é produzido ou liberado, pode perdurar de 1 a 40 dias, variando sua permanência de acordo com as condições climáticas do ambiente ao qual exposto.

 

Esses fatores somados, contribuem para a alta periculosidade desse gás. Portanto, é essencial saber onde esse gás pode estar presente e como fazer para identificá-lo.

 

Onde é encontrado o H2S?

 

Como visto acima, o H2s pode permanecer no ambiente por dias após sua liberação ou produção. Sendo assim, de extrema importância, saber por quais vias ele é produzido e sua segurança.  

 

Por analogia, este composto está ligado à matéria orgânica em decomposição ou já decomposta e a dejetos animais. Assim, um setor onde está presente constantemente é o agropecuário. Nele são produzidas por dia, toneladas de fezes animais, que liberam grandes quantidades de H2S.

 

Outro onde é possível encontrar de forma marcante, é o petrolífero. Isso se deve à decomposição de centenas de milhares de anos do material orgânico formador do petróleo.

 

Para além dos exemplos citados temos ainda: 

  • Lixões;

  • Empresas que produzem celulose;

  • Plantas de Curtume;

  • Plantas de Coque;

  • Estações de tratamento de esgoto;

  • Vulcões;

 

Os riscos do Sulfeto de Hidrogênio

 

O Sulfeto de hidrogênio é, além de inflamável e explosivo, um gás tóxico que apesar de natural, a sua exposição prolongada a esse gás, são capazes de levar indivíduos a morte.

 

Desse modo, o inalar causa processo chamado fadiga olfativa que diminui sua capacidade de identificar odores.

 

Além disso, pode causar doenças e males aos seus colaboradores. A exposição inicial, por exemplo, pode resultar em irritação nos olhos, nariz e garganta.

 

Poderão surgir sintomas como dores de cabeça, perda de memória, funções motoras afetadas que também podem vir a ser danificadas, vômito, náuseas, coceira na pele e problemas como distúrbios mentais que não são reversíveis.

 

Como a QuímEJ pode te ajudar

 

Como demonstrado anteriormente, o gás pode vir a ser letal e, por ser incolor e causar problemas que afetam a capacidade respiratória, o ideal é que sejam realizadas análises dos níveis de H2S. E nesse ponto a QuímEJ pode lhe ajudar.

 

Por meio de nossos equipamentos de ponta, profissionais capacitados e o ótimo ambiente de desenvolvimento oferecido pela Universidade, nós da QuímEJ realizamos análises químicas das mais variadas, dentre elas está a análise de H2S. Com ela você pode prevenir-se de problemas e traçar meios para resolver aqueles já existentes relacionado a este gás tão perigoso.

 

Ficou com alguma dúvida? Nós podemos auxiliar você. Entre em contato, estaremos no aguardo.

 

Fonte: O SULFETO DE HIDROGÊNIO (H2S) E O MEIO AMBIENTE; Breathe; Conect

Please reload

Recent Posts
Please reload

Join My Mailing List
ENDEREÇO

Av. João Naves de Ávila, 2121

Bloco 5I - Piso Inferior

Universidade Federal de Uberlândia

Uberlândia-MG

​​

TELEFONE

Tel: (34) 98879-9676

E-MAIL
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now