Por que realizar uma análise química?

July 10, 2020

Saiba por que é importante realizar análises químicas e conheça alguns tipos de análises.             

Tempo de leitura: 5 minutos.

Conteúdo do texto:

  • Introdução ao tema; 

  • Análise de solo;

  • Análise de água;

  • Análise de qualidade de ar;

  • Análise de saneantes;

  • Como a QuímEJ pode ajudar;

Hodiernamente, uma análise é algo que deve fazer parte de qualquer empresa que almeja o sucesso. Desse modo, a procura por esse tipo de trabalho vem aumentado gradualmente em todos os negócios, e não é diferente com a área de química. 

 

Estas por sua vez, são conjuntos de técnicas de laboratórios utilizadas tanto para qualificar, isto é, identificar espécies químicas em uma reação, quanto para quantificar, ou seja, saber a quantidade de um componente em questão dentro de uma determinada amostra. Com base nisso, temos o intuito de melhorar o seu negócio e produtos.

 

Análise de Solo.

 

Não é de hoje que sabemos que o uso excessivo do solo causa um diminuição de seus nutrientes e uma possível infertilidade, não importa o quão rico ele seja, se não tiver um cuidado adequado sua capacidade é perdida. Assim, análise de solo é um passo básico e essencial para se iniciar um intensivo de fertilidade e nutrição de plantas, evitando o aparecimento de pragas e doenças.

 

Com base nisso, existem diversos tipos de análises, como a granulométrica, mas o nosso foco principal é a química. Resumidamente, ela se consiste em avaliar a fertilidade química do solo, determinando a disponibilidade de nutrientes para as plantas, o pH e a sua matéria orgânica.

 

Por analogia, o primeiro passo de uma análise desse tipo é descobrir os nutrientes do solo, após isso, pode-se trabalhar com esse diagnóstico e focar na nutrição e qualificação dele. 

 

Existem procedimentos certos para que uma análise do solo seja considerada confiável e eficaz. Entre estes, deve-se identificar os teores de minerais em determinadas rochas e quantificar cada elemento existente nessa amostra.

 

 

Com ela se define também os fatores que limitam o rendimento das plantações e a capacidade que cada solo tem a oferecer, além disso, pode monitorar a fertilidade e as tendências a longo prazo, de modo que os programas de manejo de nutrientes possam ser ajustados para atender as metas.

 

Ademais, é importante destacar que, a análise de solo geralmente é feita antes do plantio das culturas, sejam anuais ou perenes. Desse modo, o solo passa por monitoramento e avaliação periódica com o balanceamento dos nutrientes, ou seja, a partir da análise, deve-se determinar a concentração de nutrientes no solo e quais agentes químicos presentes podem servir de fatores limitantes ao que for feito no solo.

 

Vantagens de a realizar: 

  • Baixo custo;

  • Beneficia o seu negócio;

  • Evita perdas extravagantes; 

  • Cuida do seu solo e qualidade;

  • Provem mais reconhecimento ao seu produto;

  • São análises rápidas e essenciais; 

  • Melhora a eficiência da agropecuária moderna;

 

Análise de água 

 

Do mesmo modo em que há água para o consumo direto e aquela que usamos para nadar, existem análises diferentes. Assim, cada uma tem o seu propósito e funcionalidade. 

 

Existem análises para potabilidade, água de consumo, poço, piscina e entre outras. Mas em resumo, todas praticamente tem a mesma função, qualificar se aquela água pode entrar em contato humano ou não. Com base nisso, são testados os níveis de pH, dureza, produtos tóxicos e metais. 

 

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui

 

Esse tema ainda é banal para algumas pessoas e visto como desnecessário, entretanto, o descuido desse tratamento pode levar a sérios problemas. Por analogia, doenças podem ser espalhadas até pelo cubo de gelo vendido no seu quiosque ou restaurante. 

 

Segundo o engenheiro de alimentos Cláudio Lima, coordenador do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) do Ceará "O que pouca gente sabe é que os cubinhos de gelo podem conter Salmonella sp., Staphylococcus aureus, Shigella sp, E.coli (bactérias que resistem às baixas temperaturas e provocam intoxicações), dentre outros microrganismos". 

 

Esse pequeno detalhe que passa despercebido, pode levar a óbito de uma pessoa ou de um processo. De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a intoxicação mata mais de 350 mil pessoas por ano.

 

Vantagens de a realizar: 

  • Baixo custo;

  • Beneficia o seu negócio;

  • São análises rápidas e essenciais; 

  • Evita riscos a saúde e provem qualidade ao seu produto; 

  • É seguro e essencial;

Análise de qualidade de ar

 

Hodiernamente, o que mais se tem se discutido pelos biólogos e ambientalistas em geral é a poluição do ar. De modo errôneo, as pessoas pensam que a poluição só está presente nos centro das grandes cidades  e está espalhada naquele ambiente. Entretanto, por ela ser imperceptível aos olhos o que não se sabe é que está inclusa também nos ambientes internos.

 

 

Como qualquer outro fator, esse também influência na produtividade dos funcionário,s pois um local considerado insalubre além de fazer mal para a saúde das pessoas, prejudica todo o seu trabalho, e por consequência, a qualidade da empresa.

 

Com base na Resolução - RE n° 9, de 16 de janeiro de 2003 - Anvisa, deve ser feita uma monitoria semestralmente. O motivo desta inspeção se deve a concentração de aerodispersoides, identificação de gêneros fúngicos, fungos Interno e externo (biodispersóides), dióxido de carbono e controle da temperatura, umidade e velocidade do ar.

 

É importante ressaltar que de a emissão de materiais na atmosfera necessita se adequar a um limite de poluição, no intuito de não causar quaisquer riscos ao meio ambiente. Com isso as análises de qualidade de ar entram em ação para certificar a legalidade ou necessidade de medidas de correção.

 

Vantagens de a realizar:

  • Benefícios econômicos a médio prazo;

  • Saúde dos ocupantes;

  • Maior qualidade de sua empresa e produtos;

  • Baixo custo;

 

Análise de saneantes

 

Os saneantes são substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar em ambientes coletivos ou públicos. Assim, tem se como exemplo produtos de limpeza geral, como com ações antimicrobiana, inseticidas, entre outros.

 

Desse modo, como qualquer outro produto, estes também precisam de análises, tanto para verificar a sua efetividade, quanto para se adequar às normas, de acordo com a resolução da ANVISA RDC 47/13 e RDC 14/07. Esta por sua vez, tem o intuito também de evitar riscos de toxidade, determinar as condições de uso, exposição, frequência e modo de armazenamento.

 

Com base nisso, é função da Vigilância Sanitária atuar na "fiscalização das empresas fabricantes, distribuidores, importadores, exportadores e transportadores de saneantes de acordo com normas próprias e legislações estabelecidas pela ANVISA. Verifica o processo de produção, armazenagem, transporte, técnicas e os métodos empregados até o consumo final desses produtos".

 

Vantagens de a realizar:

  • Benefícios econômicos;

  • Saúde dos usuários e fabricantes;

  • Maior qualidade de sua empresa e produtos;

  • Baixo custo;

Como a QuímEJ pode ajudar?

 

Analogamente, muitos deduzem ser algo simples, tentam por si só e muitas vezes falham. A QuímEJ existe para facilitar essa atividade para você, estamos aqui para o resolver de forma profissional e sem erros. 

 

Nós oferecemos esse serviço, atuamos em processos químicos industriais, elaboração de documentos, treinamento na sua empresa, muitas outras análises químicas e afins, explicando cada etapa para o cliente estar sempre ciente de como o seu investimento está sendo usado.

 

Agregamos valor ao seu negócio por meio destas etapas, a partir do auxílio de professores renomados de todas as áreas da química e por estarmos inseridos no ambiente da universidade, própria para o desenvolvimento de novas ideias e inovações tecnológicas.

 

Os projetos oferecidos e executados pela QuímEJ tem um alto nível de qualidade e também a versão mais atualizada sobre um determinado assunto. Além disso, a empresa pode contar com uma infraestrutura, como equipamentos sofisticados, bibliotecas, auditórios e laboratórios, os quais auxiliam na execução de um projeto mais completo da disponibilidade de vários equipamentos. 

 

Ainda tem dúvidas ou se sente inseguro em relação a contratação do serviço? Não perca tempo, entre em contato! Iremos auxiliar em cada aspecto que o incomode da melhor maneira possível, agende sua consultoria.

 

Fontes: Apagri; Prolabnet; OMS; Delas; EuroLAB; ANVISA; Vigilância Sanitária

Please reload

Recent Posts

July 4, 2020

Please reload

Join My Mailing List
ENDEREÇO

Av. João Naves de Ávila, 2121

Bloco 5I - Piso Inferior

Universidade Federal de Uberlândia

Uberlândia-MG

​​

TELEFONE

Tel: (34) 98879-9676

E-MAIL
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now