Rotulagem de alimentos: como se adequar à ANVISA?

June 17, 2020

Saiba a importância de uma rotulagem para turbinar as suas vendas e dar mais credibilidade para os seus produtos.

Tempo de leitura: 3 minutos

Conteúdo do texto:

  • Introdução a rotulagem e sua importância 

  • Informações a respeito dos rótulos + Tabela nutricional

  • ANVISA e problemas legais

  • Como a QuímEJ tem ajudado e pode ajudar

Hodiernamente, em uma sociedade tão avançada e atenta as informações nutricionais, as informações se espalham com muita facilidade. Com base nisso, a rotulagem dos alimento se torna o influenciador se o seu produto será comprado ou não.

 

Por exemplo, você está interessado em comprar um novo computador, contudo, quando pesquisa sobre ele, só consegue ver como ele é, mas não há informações sobre a memória, processador e nem nada parecido. Você compraria ele? Ou optaria por um descrito nos mínimos detalhes, para saber se vale mesmo a pena investir o seu dinheiro e se não será uma perda? Porque convenhamos, ninguém está interessado em perder recursos por um produto de baixa qualidade.

 

Assim é com os rótulos dos alimentos. As exigências acerca das mercadorias aumentam gradativamente e o cliente sente a necessidade de saber se aquele produto é seguro e é um bom investimento. Por isso, a rotulagem é algo fundamental, tanto para a saúde de quem consome quanto para quem vende, evitando o máximo a desconfiança das pessoas que compram em relação a sua marca.

 

 

No entanto, é muito interessante focar no marketing para divulgar os seus produtos e atrair a confiança dos compradores, só que legalmente falando, você irá ter sérios problemas se sua mercadoria não estiver de acordo com a lei. 

 

Com isso, todo produto que é vendido em embalagem deve apresentar rótulo e tabela nutricional de acordo com as normas da ANVISA.

 

 ​

O que  é um rótulo?

 

O rótulo se constitui pelas informações compactadas de forma escrita, ou visual, no intuito de descrever o que constitui o produto. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o processo de rotular consiste na formação da embalagem, de modo que, o comprador tenha acesso a todas as informações essenciais para usufruir do produto em questão. 

 

Quais produtos precisam dele?

 

Os alimentos que são feitos e comercializados na ausência do consumidor devem o conter. Contudo, as matérias primas alimentares para fins industriais não devem ter obrigação de declarar a informação industrial. (Informação retirada do site oficial da ANVISA)

 

Tabela nutricional

 

Analisar a tabela nutricional tem se tornado um hábito muito comum entre todas as pessoas. Desses modo, se a sua mercadoria for destinada a pessoas que tem um interesse mais intenso em artigos de saúde ou academia (principalmente), a tabela é como um guia para o comprador, quantos mais sincera e detalhada, mais vendas você terá. Entretanto, vale ressaltar que ela deve estar em todos os tipos de produtos, fortalecendo o elo de confiança comprador-marca.

 

Anvisa e a lei

 

 

"A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi instituída pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999. De acordo com essa lei, a Anvisa é uma autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde, com sede e foro no Distrito Federal, prazo de duração indeterminado e atuação em todo território nacional."
 

Qual é a função da Anvisa?

 

"A Anvisa tem como função primordial a promoção da saúde da população, atuando no controle sanitário de diversos produtos, tais como medicamentos, alimentos e cosméticos; serviços e até mesmo na fiscalização de portos, fronteiras e aeroportos."

 

Lei

 

Como qualquer outra instituição, as leis guiam como devem ser produzidos e organizados os produtos. Nesse caso, a Anvisa é quem organiza e regulariza todos esses procedimentos, e por consequência, punindo quem não os segue. 

 

A rotulagem por sua vez, deve seguir as resoluções atuais da ANVISA, a RDC nº 259, RDC 359/03 e RDC 360/03.

 

"A rotulagem nutricional se aplica aos alimentos produzidos e comercializados, qualquer que seja sua origem, embalados na ausência do cliente e prontos para serem oferecidos aos consumidores" (RDC 360/03).

"A rotulagem nutricional facilita ao consumidor conhecer as propriedades nutricionais dos alimentos, contribuindo para um consumo adequado dos mesmos; considerando que a informação que se declara na rotulagem nutricional complementa as estratégias e políticas de saúde dos países em benefício da saúde do consumidor". (RDC 360/03)

 

Dessa maneira, vale ressaltar que a falta desses detalhes resulta em um crime contra a saúde do consumidor.

 

"As infrações sanitárias serão punidas, alternativa ou cumulativamente, com penalidades. A pena da multa consiste no pagamento das seguintes quantias: Mínimo de R$ 2.000,00 em infrações leves, a R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) nas infrações gravíssimas." (Lei Nº 6.437/77)"  

 

Como a QuímEJ pode te ajudar? O que nós já fizemos? 

 

Após a discussão sobre esse tema e a extrema importância que ele tem na sociedade e que reflete na sua empresa, nós iremos de auxiliar a ter mais uma etapa concluída, rumo ao seu sucesso. A QuímEJ tem feito um ótimo trabalho em relação as rotulagens, tudo de modo prático e acessível. Dessa maneira, respaldamos em: 

  • Criação da arte do produto e outros detalhes (Levando em consideração que além de tudo, o que irá fazer o seu produto vender, é o seu rosto, ou seja, a imagem que ele passa);

  • Criação e organização das tabelas, produtos e rotulagem; 

  • Quais informações devem conter obrigatoriamente;

  • Cálculo das informações nutricionais;

  • Consulta das normas nutricionais, e criamos tudo com embasamento nas regras da ANSVISA;

  • Quais produtos precisam da informação nutricional;

  • Em suma, organização de quaisquer documentos essenciais;

Acima, citamos algumas coisas que nós podemos realizar, mas não se restringe a somente isso. Aceitamos qualquer desafio e projeto com toda a vontade e determinação. Por fim, convidamos você a entrar em contato com a nossa Empresa Júnior e discutir sobre como iremos te auxiliar. Esperamos ansiosamente! 

 

Fontes: Portal anvisa; Agência Nacional de Vigilância Sanitaria

Rotulagem

Please reload

Recent Posts
Please reload

Join My Mailing List
ENDEREÇO

Av. João Naves de Ávila, 2121

Bloco 5I - Piso Inferior

Universidade Federal de Uberlândia

Uberlândia-MG

​​

TELEFONE

Tel: (34) 98879-9676

E-MAIL
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now